MENSAGEM DO PRESIDENTE DE RI

Anos atrás, um conhecido me fez uma pergunta cuja resposta deveria ser bem simples: “O que é o Rotary?”. Eu abri a boca para responder mas, de repente, hesitei ao perceber que simplesmente não sabia por onde começar.

Não que eu não soubesse o que era o Rotary.

O problema foi que o Rotary era, e é, muito grande e complexo para definir de forma simples. Somos uma organização de voluntários reunidos em clubes prestadores de serviços; somos locais, regionais e internacionais; somos membros da comunidade em que vivemos, homens e mulheres de negócios, e profissionais.

Muitos já se aposentaram, mas outros ainda estão na ativa.

Atuamos em praticamente todos os cantos do mundo. Cada um dos nossos associados (1.200.000) contribui com um conjunto de experiências, talentos e prioridades. Cada um de nós tem uma compreensão distinta a respeito do Rotary.

Para mim, o Rotary não se define por quem somos, mas pelo que fazemos. Pelo potencial de crescimento que a organização nos oferece e pelas maneiras de atingi-lo plenamente.

O Rotary existe há muito tempo: 112 anos para ser exato. Em alguns pontos, mudamos drasticamente conforme fomos crescendo e amadurecendo como organização, nos adaptando às necessidades dos associados e comunidades.

Porém, no que se refere à nossa essência, permanecemos iguais: temos vontade e capacidade de fazer a diferença onde vivemos e no mundo inteiro. Respondemos à pergunta “O que é o Rotary?” com ações — fazendo a diferença por meio do nosso trabalho.

Estamos cientes da importância de fazermos o mundo compreender quem somos e o que fazemos. Ao mesmo tempo, sabemos que é mais importante do que nunca permitir que todo Rotary Club tenha sua própria definição de serviço. Temos agora uma flexibilidade jamais vista para decidir quanto a reuniões, trabalho e crescimento dos clubes. Estamos focados em fazer com que o Rotary seja um reflexo das pessoas às quais serve. Isso significa o ingresso de mais mulheres e a conquista de um quadro associativo ainda mais diversificado. Estamos trabalhando para que o Rotary continue sendo uma organização líder de voluntários, enfatizando o planejamento a longo prazo, projetos sustentáveis e continuidade em todos os níveis de liderança.

Em 2017-18, responderemos à pergunta “O que é o Rotary?” com o nosso lema para o ano: O Rotary Faz a Diferença. Seja qual for o nosso modo de servir, decidimos entrar em ação para fazer a diferença. Independentemente de construirmos um playground ou uma escola, melhorarmos serviços médicos ou de saneamento, treinarmos parteiras ou mediadores de conflitos, sabemos que o nosso trabalho transformará a vida das pessoas — de forma grande e pequena — sempre para melhor. Independentemente da motivação que nos trouxe ao Rotary, é a satisfação que encontramos na família rotária que nos faz ficar: a satisfação de toda semana, todo ano, contribuir para que O Rotary Faça a Diferença.

Ian Riseley

Presidente do Rotary International, 2017-18