SÍNTESE HISTÓRICA ROTARY CLUB DE SÃO PAULO – BARRA FUNDA

Lauro Ribas Braga, Governador do Distrito 461, ano rotário 1966-67, convidou Armênio Gasparian, do Rotary Club de São Paulo, para ser seu  Representante Pessoal, com o objetivo de fundar um clube rotário na região da Barra Funda.

Armênio, rotariano experiente e conhecedor da difícil missão, convidou Jack Tibiriçá e Itamar Bopp para colaborarem com ele.

Durante vários meses selecionaram nomes de empresários e profissionais liberais da comunidade da Barra Funda, fizeram entrevistas e formularam convites para participarem da formação de um novo Rotary Club.  Foram realizadas várias reuniões preparatórias informando os participantes, através de palestras elucidativas, sobre o que era o Rotary, como surgiu, qual era seu objetivo e suas realizações.  A partir do momento em que o número de adesões se justificou, começaram a fazer reuniões semanais na Churrascaria Fazenda, esquina da Avenida General Olimpio da Silveira com a Rua Gabriel dos Santos.

Em 1° de julho de 1967 um novo ano rotário se iniciava.

Assume o Distrito 461 o Governador Sebastião Santos de Oliveira, que manteve Armênio Gasparian como seu Representante Pessoal para a fundação do clube que estava nascendo. Ao atingir vinte e cinco adesões, o grupo foi reconhecido por RI, através do Governador do Distrito como Clube Provisório, cuja instalação foi marcada para o dia 11 de setembro de 1967, o que ocorreu com grande brilhantismo na presença de 108 pessoas.

Em 28/09/1967, o clube provisório recebe a carta diploma do Rotary International, que foi formalizada em 05/12/1967, com a reunião festiva de diplomação, contando com a presença do Governador Sebastião Santos de Oliveira que instalou a sessão, o Presidente Jorge Saraiva, Armênio Gasparian e seus colaboradores, associados do Rotary Club de São Paulo, clube padrinho, e grande número de personalidades rotárias, visitantes e convidados da sociedade paulistana e da Barra Funda.

Os anos se passaram e inúmeras realizações e participações marcantes a nível da comunidade local, do Distrito e internacional têm sido uma constante nesses seus 50 anos de existência profícua, baseada no companheirismo e substanciais projetos.